O projeto: Alguns dados

Domus ABC Model
O projeto original é de Kiko Argüello – conhecido pintor espanhol – e iniciador juntamente com Carmen Hernández do Caminho Neocatecumenal.
Kiko, teve a colaboração de um grupo de Arquitetos internacionais (Mattia del Prete, Antonio Ávalos, Alberto Durante y Guillermo Soler), e desenhou um complexo de linhas e extremadamente modernas, mas que ao mesmo tempo, fundem-se harmoniosamente com a natureza da paisagem que está ao seu redor. A construção começou em janeiro de 1999, sob a direção de um arquiteto Hebreu, Dan Mochly de Jaifa, com a ajuda de um mestre de obras argentino, P. Daniel Cevilan. Responsáveis respectivamente pela parte técnica o engenheiro Austríaco P. Ewald Randl, professor de engenheira em Gratz. A responsabilidade pela parte técnica e pela coordenação do trabalho era o Arquiteto colombiano Jose Vicente Sandino.Vista alto


AuditoriumO Auditório

O primeiro terraço ou bloco, a mais alta em comparação com o lago, compreende um centro de congressos, com todos os serviços de tradução simultânea, com uma capacidade para acolher mais de 300 pessoas este poderá ser utilizado para encontros internacionais de teologia, de estudos bíblicos, encontros das Conferênciasepiscopais, encontros para a formação permanente dos presbíteros e para a última fase da formação dos seminaristas para o presbiterado.

 


library small

 A Biblioteca

Para facilitar o estudo e a indagação no processo de investigação da Sagrada escritura, com um enfoque especial no Sermão da montanha, o primeiro piso tem ainda uma biblioteca informatizada com líneas extremamente modernas para os estudos bíblicos. [1].

 

O santuário da Palavra

santuarioUm elemento característico da “Domus Galilaeae” é o Santuário da Palavra, que está à disposição dos hóspedes da casa para poder escrutar as escrituras em um ambiente de oração e contemplação. No santuário a Palavra se encontram 80 tronos de madeira e na parede do fundo um Tabernáculo com dois níveis, uma para a presença do Santíssimo sacramento e a outra para a Sagrada escritura, segundo as indicações presentes na Dei Verbum [1].As duas formas aonde a Igreja custodia a presença real do Senhor, são como uma porta aberta no muro da morte que rodea a vida de cada homem. Diante do tabernáculo estão 3 arcos, colocados como um elemento para recordar a Santíssima Trinidade. Os modernos vitrais, do santuário da Palavra, com o seu colorido consideravelmente vivaz, recordam a Criação e o jardim do Éden, aonde o homem passeava e dialogava com Deus. [1].


church

A Igreja

O complexo acolhe além da Igreja para as celebrações eucarísticas, com capacidade de receber até 300 pessoas, e uma capela com o Santíssimo Sacramento, que tem um no seu desenho externo um cálice estilizado na cúpula que faz referência a paixão de Cristo. [2]


Estão também ao redor do claustro central os outros serviços a disposição: o Restaurante, salas para encontros, o “hall” de acesso principal a recepção, a cozinha, e sala de espera. Todo o edifício está coberto por um tipo de pedra chamada Pedra Serena, proveniente das jazidas de Fiorenzuola (perto de Firenze), um material que que se adapta muito bem a natureza circundante, a entrada está caracterizada com um grande pórtico neorromântico.

Na planta inferior, estão 100 habitações, cada uma com duas camas e para um total de 200 outros leitos.


Referências

[1] - Dei Verbum, N.21
[2] – "E adiantando-se um pouco, prostrou-se com o com o rosto em terra e orou, dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; mas, não seja como eu quero, mas como tu queres ". (Mt 26, 39)